segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Mamãe merece pele bonita e saudável!

 Veja abaixo, dicas de como ter uma pele bonita e saudável durante e após a gestação.

Grávida tem comer bem e fazer atividades físicas. São atitudes insubstituíveis para uma gestação saudável, mas também tem de cuidar da beleza. Não é porque o abdome cresce, a cintura desaparece, seus pés e o nariz incham que você precisa ficar se sentindo feia. Nossa boa notícia: existe vida estética durante a gestação, após o parto e no período de amamentação, para você conviver melhor com todas as mudanças geradas pela gravidez. Com alguns cuidados e conhecimento do que é possível fazer a cada etapa, além de saudável, você pode ficar linda todo o tempo. Basta ter o consentimento do seu obstetra e as orientações de sua dermatologista para que tais cuidados sejam bem sucedidos.Os principais e indispensáveis são:
  •                            Hidratação da pele do primeiro ao nono mês;
  •                            As estrias, mais um sintoma comum na gestação, merecem sua atenção desde o início. Resultam do estiramento da pele, quando suas fibras se rompem. O problema aparece mais no abdome, coxas e mamas, partes que mais crescem na gravidez. Manter a pele bem hidratada é a melhor forma de prevenção. Sugiro pelo menos duas vezes ao dia, a grávida deve usar cremes que contenham uréia, vitamina E, lanolina e óleos em sua formulação. Não adianta, como muitas pensam, só usar óleos ou cremes cosméticos mais comuns, é necessário um bom dermocosmético para tal função.
  •                            Fotoproteção essencial diária.


                             As alterações pigmentares (manchas na pele) podem ocorrer em 75 a 90% das grávidas, de forma e localizações variáveis, provavelmente devido à elevação de alguns hormônios.

                             O melasma apresenta-se como uma máscara gravídica, atingindo mais comumente a face das mulheres de pele mais escura ou as mestiças. O uso de fotoprotetores físicos e químicos na face é essencial na prevenção do problema e que devem ser indicados pelo obstetra ou pelo dermatologista de acordo com o tipo de pele para não propiciar o aparecimento de um outro problema não menos comum: acne na gestação.
                             Outros tratamentos podem iniciar durante a gestação, potencializados na fase da amamentação e incrementados no desmame, com produtos mais potentes e não permitidos nas duas fases anteriores.

                             O importante é ter em mente a saúde plena do binômio mãe-bebê, não esquecendo da auto-estima, da pele saudável e bonita que mãe pode ter nesse período tão sagrado da natureza humana.

Dra Geisa é dermatologista e está no sexto mês de gestação da sua segunda gravidez.

Um comentário:

  1. Amei as dicas de hidratação, estou entrando no 7 mês de gestação é uso apenas óleos o que tem me preocupado, pois tenho a pele parda e já tive um histórico na adolecência de estrias no bumbum. Pedi para meu médico indicar outras formas de hidratação creio que por "receio" ou falta de conhecimento de sua área, disse que o fator estrias não dependeria apenas da hidratação.

    ResponderExcluir